Instruções e Políticas
Já possui um login/senha de acesso à revista BJR?
Acesso
Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. As publicações na BJR não têm custo para os autores.
1. Políticas editoriais
2. Diretrizes para autores
3. Diretrizes para preparação dos manuscritos
4. Diretrizes para submissão
Políticas Editoriais
A Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular and Critical Care Physiotherapy (BJR) — Online ISSN: 2966-4837 — é uma publicação científica de Acesso Aberto, online, editada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). São aceitas contribuições em português e inglês que passam por um rigoroso processo de avaliação por pares e, após aceitas, publicadas português e inglês. A revista publica uma edição anual em fluxo contínuo, com os trabalhos disponibilizados sob licença Creative Commons (CC-BY) e organizados em edições anuais. A revista não cobra taxas de submissão ou publicação.
Missão e Escopo
A Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular and Critical Care Physiotherapy (BJR) tem como missão difundir o conhecimento científico em suas áreas de atuação, e publica artigos originais e de revisão com o intuito de contribuir com o conhecimento e qualificação de profissionais e pesquisadores da área. As áreas são:
- Fisioterapia respiratória e cardiovascular ambulatorial e hospitalar.
- Fisioterapia em terapia intensiva.
- Pesquisa experimental em cardiorrespiratória.
- Desenvolvimento metodológico e tecnológico em cardiorrespiratória.
- Aspectos cardiorrespiratórios em saúde coletiva e epidemiologia.
Preprints e outras publicações prévias
A BJR, em consonância com as melhores práticas editoriais, considera para submissão e publicação, não apenas manuscritos derivados de teses, dissertações e trabalhos apresentados em anais de congresso, mas também, trabalhos previamente disponibilizados em servidores de preprints. É de extrema importância que os autores declarem formalmente qualquer publicação prévia no momento da submissão, fornecendo links e outras informações que possam ser relevantes para a avaliação do manuscrito, conforme descrito a seguir.
Nestes casos, é importante mencionar que o processo de avaliação por pares pode não seguir o modelo de duplo anonimato completo, podendo os editores e avaliadores, ter acesso às informações de autoria do manuscrito.
PREPRINTS
Manuscritos podem ser postados em repositórios de preprints antes ou durante o processo de revisão por pares da revista. No entanto, os autores devem atentar para o depósito em repositórios abertos e, caso o artigo seja aceito para publicação na BJR, cabe aos autores entrar em contato com o servidor de preprint para garantir que o registro seja atualizado, incluindo a referência completa ao artigo publicado incluindo o DOI que direciona para a versão final na revista.
Alguns exemplos de servidores de preprints sugeridos são:
- medRxiv: Ciências da saúde.
- bioRxiv: Biologia.
- Preprints.org: Multidisciplinar.
- Research Square: Multidisciplinar.
- OSF Preprints: Multidisciplinar.
- Zenodo: Multidisciplinar.
- SciELO Preprints: Multidisciplinar.
TRABALHOS DE CONCLUSÃO, DISSERTAÇÕES E TESES
A BJR aceita a submissão de trabalhos elaborados a partir de teses e dissertações, mesmo que os originais estejam disponibilizados em repositórios institucionais ou online, desde que o manuscrito submetido seja elaborado especificamente para publicação na revista, e não apenas uma cópia de capítulos da tese ou dissertação.
EVENTOS CIENTÍFICOS
Trabalhos apresentados e/ou publicados em eventos científicos podem ser submetidos à BJR, desde que o conteúdo apresente expansão significativa e/ou uma versão mais completa do trabalho originalmente apresentado.
TRADUÇÕES
Traduções de trabalhos de relevância comprovada e interesse para a comunidade da revista são aceitos para avaliação, desde que seja apresentada autorização prévia do detentor dos direitos para publicação da versão traduzida.
Processo de avaliação por pares
A Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular, and Critical Care Physiotherapy adota a revisão por pares duplo anônima para garantir a qualidade, originalidade e relevância dos artigos publicados e seu fluxo editorial é gerenciado eletronicamente pelo sistema Submit.
1. Verificação inicial (Desk review)
Todos os manuscritos submetidos à BJR passam por uma verificação inicial realizada pela secretaria da revista. Nesta etapa, é conferido se todas as informações exigidas estão presentes e se o manuscrito está formatado de acordo com as normas da revista.
Nesta etapa, as decisões possíveis são:
- Devolução do manuscrito ao autor para ajustes de formato, ajustes conceituais e/ou complementação de documentos, antes do encaminhamento para a Avaliação editorial.
- Manuscritos são encaminhados para análise das Editoras-Chefe.
2. Avaliação editorial inicial
Após aprovados na verificação inicial, os manuscritos são enviados para uma das três Editoras-Chefe. A aceitação de manuscritos para avaliação baseia-se em:
- adesão ao escopo de interesse da revista;
- originalidade e mérito científico.
Resultados possíveis nesta etapa:
- Rejeitar
- Encaminhar para Editor de Seção
3. Atribuição de avaliadores por Editores de Seção
Os Editores de Seção são escolhidos pelas Editoras-Chefe de acordo com suas áreas de expertise e ficam encarregados de convidar dois avaliadores com notável conhecimento na área para avaliar o manuscrito. O prazo para a avaliação é de 3 semanas e caso não ocorra, os Editores de Seção convidam um novo avaliador ou, quando necessário, substituem o parecerista.
Nesta etapa os artigos são:
- Encaminhados para 2 avaliadores (avaliação por pares/double-anonymous peer review).
4. Avaliação por pares (peer review)
O Editor de Seção é responsável por enviar o manuscrito para 2 avaliadores e também por revisar os pareceres emitidos por eles, recomendando então, a próxima ação. Nos casos onde houver potencial conflito de interesses, novos avaliadores serão consultados.
A BJR garante o anonimato entre autores e avaliadores, adotando o modelo de avaliação duplo-anônima (double-anonymous peer review), exceto nos casos em que não é possível preservar a identidade dos envolvidos, como nos casos de manuscritos submetidos a repositórios de preprints; estes são avaliados no modelo simples-anônimo.
Resultados possíveis nesta etapa:
- Aprovar.
- Reapresentar com ajustes.
- Rejeitar.
Importante: Em caso de pareceres divergentes entre os dois avaliadores, um terceiro avaliador poderá ser indicado, ou o Editor de Seção e as Editoras-Chefe envolvidas no processo podem deliberar sobre a aprovação com base na leitura do manuscrito e nos pareceres emitidos.
No caso de recomendação de reapresentação com ajustes, os pareceres são enviados aos autores, que terão 30 dias para submeter a versão corrigida, a qual deverá ser encaminhada junto a uma carta de resposta justificando e indicando as modificações acatadas ou não. A justificativa e versão corrigida serão analisadas em uma segunda rodada pelo editor responsável e/ou encaminhadas aos mesmos avaliadores da primeira rodada para reavaliação e decisão final.
5. Decisão editorial
A decisão final é de responsabilidade das Editoras-Chefe e podem ser:
- Aprovar: o artigo é encaminhado para produção, de acordo com o fluxo editorial da revista.
- Reapresentar com ajustes: o artigo volta aos autores para ajustes de acordo com solicitações feitas pelos avaliadores e na sequência passa por nova rodada de avaliação, podendo ser aprovado ou rejeitado.
- Rejeitar: o artigo é arquivado por não atender às exigências editoriais da revista.
Em todos os casos, o autor recebe uma comunicação formal das Editoras-Chefe sobre a situação do processo.
Submissões internas
Membros do Corpo Editorial da BJR podem submeter artigos para avaliação na revista, e nestes casos, a submissão é encaminhada a um editor sem envolvimento na autoria e sem conflito de interesses. Além disso, a avaliação por pares é realizada exclusivamente por especialistas externos, não envolvidos na autoria do manuscrito e igualmente livres de conflitos de interesse, assegurando a imparcialidade e o rigor necessários para o processo.
Contestando decisões
Os autores podem contestar uma decisão editorial enviando uma carta formal às Editoras-Chefe onde devem detalhar os motivos que justificam uma nova análise. O caso será analisado pelas Editoras e, se necessário, levado para análise junto ao Conselho Editorial.
Edições especiais e editores convidados
A BJR publica edições especiais, contudo, estas são sempre gerenciadas pelo seu próprio Corpo Editorial.
Ética na pesquisa e na publicação
A BJR declara seu compromisso ético na condução de seu processo editorial e na publicação científica. Espera-se que as melhores práticas sejam adotadas não só nas etapas que decorrem entre a submissão e a publicação dos manuscritos, mas também, em todos os processos relacionados à pesquisa anterior. As diretrizes adotadas pela BJR estão alinhadas às recomendações internacionais do Committee on Publication Ethics (COPE) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), visando integridade, transparência e responsabilidade em todas as práticas editoriais.
DEFINIÇÕES
Para garantir clareza e uniformidade na aplicação de suas políticas éticas, a revista adota as seguintes definições, alinhadas com diretrizes internacionais reconhecidas, como as do Committee on Publication Ethics (COPE), do Office of Research Integrity (ORI) e International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).
- Má conduta científica: qualquer prática que comprometa a integridade da pesquisa.
- Fabricação ou manipulação de dados: invenção ou distorção de dados ou resultados.
- Plágio: Utilização do trabalho, ideias ou palavras de outro sem a devida atribuição.
- Potencial conflito de interesse: quando existe a possibilidade de surgimento de um conflito, ainda que ele não esteja presente no momento da submissão ou avaliação. Deve ser declarado como medida de transparência.
- Conflito de interesse: situação em que interesses pessoais, profissionais, institucionais ou financeiros possam influenciar — ou parecer influenciar — o julgamento ético, científico ou editorial dos agentes envolvidos.
- Uso Não Declarado de Tecnologias de IA: Utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) na pesquisa ou preparação do manuscrito sem a devida declaração.
- Retratação: Declaração formal e visual em um artigo publicado, geralmente motivada por erros graves, má conduta comprovada ou violações éticas que comprometem a confiança nos resultados.
- Correção (Errata): aviso editorial vinculado a um artigo publicado com o objetivo de corrigir erros substanciais que impactem a clareza, interpretação ou reprodutibilidade do conteúdo, mas que não o invalidam.
ERROS E SUSPEITAS DE MÁ CONDUTA
A BJR garante o direito de correção de erros que possam ser publicados, assim como se coloca à disposição para analisar os casos de suspeita de má conduta que possam surgir. Ambos os casos devem ser formalizados por meio de e-mail a uma das Editoras-Chefe que, avaliarão o caso e, quando necessário, levarão para deliberação junto ao Conselho Editorial. Os erros e suspeitas comprovadas seguirão o trâmite correspondente e descrito em “Correções e retratações”.
RESPONSABILIDADES DOS EDITORES
As Editoras-Chefe são responsáveis por assegurar que o processo editorial mantenha o rigor necessário em todas as suas etapas, garantindo a adoção das melhores práticas. Essa responsabilidade estende-se aos Editores de Seção, que colaboram ao indicar avaliadores qualificados e ao contribuir para a elaboração de pareceres éticos e bem fundamentados.
- Durante a avaliação: Os editores devem avaliar os manuscritos de forma imparcial, confidencial e transparente, unicamente por seu mérito, relevância e originalidade. Compete-lhes a seleção de avaliadores idôneos, qualificados e sem possíveis conflitos de interesses com os envolvidos com o manuscrito analisado, bem como seguir e fazer seguir as políticas editoriais da revista e as diretrizes éticas que norteiam o processo editorial.
- Durante e após a publicação: Os editores são responsáveis por receber, acompanhar e dar encaminhamento adequado às denúncias de má conduta e às solicitações de ajustes, garantindo a integridade do registro acadêmico.
RESPONSABILIDADES DOS AUTORES
Os autores devem atuar de forma ética em todas as etapas da pesquisa e da elaboração do manuscrito, assegurando a originalidade do trabalho e a precisão das informações apresentadas, além de observar as diretrizes éticas mencionadas em nossas políticas.
- Durante a pesquisa e antes da submissão: Os autores devem conduzir suas pesquisas de forma ética e transparente, garantindo, sempre que necessário, a obtenção de termos de consentimento e aprovações éticas, bem como o respeito aos princípios de integridade, confidencialidade e segurança dos participantes envolvidos.
- Antes da submissão: Os autores devem assegurar a originalidade, precisão e veracidade dos dados apresentados, evitar qualquer forma de fabricação, ou manipulação de resultados, atribuir adequadamente a autoria do manuscrito, as contribuições e a autoria de terceiros em fontes utilizadas. Devem declarar eventuais conflitos de interesse que possam influenciar a pesquisa ou sua interpretação e também estar de acordo com as diretrizes de submissão BJR.
- Durante a avaliação: Os autores devem colaborar com o processo de revisão por pares, fornecendo, sempre que solicitado, informações adicionais para uma melhor compreensão de seu trabalho. É importante que os autores estejam cientes das normas da revista e do fluxo editorial adotado durante todo o processo.
- Durante e após a publicação: Os autores são responsáveis por reportar quaisquer erros identificados em seus artigos após a publicação, colaborar com correções e retratações quando necessário, conforme descrito nas políticas da BJR.
RESPONSABILIDADES DOS AVALIADORES
Os avaliadores devem atuar com ética, imparcialidade e sigilo, oferecendo avaliações justas e que contribuam para a qualidade científica dos manuscritos.
- Antes da avaliação: Os avaliadores são responsáveis por avaliar suas próprias qualificações antes de aceitar um convite para avaliar um manuscrito, e recusá-lo, caso se julgue inapto para a avaliação. Espera-se que também recuse ou comunique, caso identifique algum possível conflito de interesse.
- Antes da avaliação: Os avaliadores são responsáveis por manter a confidencialidade dos manuscritos recebidos, e elaborar pareceres bem fundamentados e sem críticas de cunho pessoal. Espera-se que sejam éticos e sigam as políticas da revista que estão alinhadas às melhores práticas e recomendações do COPE.
Correções e retratações
Com o intuito de garantir a integridade da publicação científica, a BJR assegura o direito à realização de correções e retratações sempre que necessário, e descreve a seguir os procedimentos adotados nestas situações.
REPORTANDO SUSPEITAS E ERROS
Autores, leitores, avaliadores e editores podem comunicar a qualquer momento quaisquer erros identificados em artigos publicados na BJR, bem como reportar suspeitas de má conduta científica por meio de carta formal encaminhada ao e-mail das Editoras-chefe. Todos os relatos serão tratados com confidencialidade e avaliados de forma criteriosa e imparcial conforme diretrizes do COPE.
INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITAS E RESOLUÇÃO DE DISPUTAS
A BJR receberá todas as denúncias e avaliará cada caso com a devida seriedade, imparcialidade e confidencialidade em conjunto com o Conselho Editorial quando necessário. A Avaliação dos casos segue as recomendações e fluxogramas do COPE.
Quando uma suspeita for considerada passível de investigação, a BJR entrará em contato com as partes envolvidas, solicitando informações e esclarecimentos pertinentes. A revista poderá também contatar as instituições de vínculo dos autores ou outras autoridades competentes para a condução de uma investigação formal, caso seja necessário.
A depender da gravidade ética da má prática confirmada, a BJR poderá publicar correções ou retratações, conforme previsto em sua política editorial, notificar instituições envolvidas e órgãos financiadores da pesquisa, e aplicar restrições aos autores para futuras submissões à revista.
CORREÇÕES
Quando um erro relevante, mas que não compromete a confiabilidade do trabalho é identificado, a BJR publicará uma ERRATA esclarecendo a questão e corrigindo as informações, garantindo transparência e precisão no registro científico.
RETRATAÇÕES
Quando um erro grave, que invalide os resultados e conclusões de um trabalho é comprovado (como plágio, falsificação de dados, etc.), a BJR publicará uma retratação sinalizando de forma clara e eficiente que o artigo apresenta problemas éticos graves.
MANIFESTAÇÃO DE PREOCUPAÇÃO
Quando dúvidas sobre a integridade, a confiabilidade dos dados ou a conformidade ética de um artigo publicado na revista forem levantadas, a BJR publicará uma Manifestação de Preocupação enquanto apura os fatos. Essa publicação tem como objetivo alertar os leitores enquanto a investigação ainda está sendo conduzida, garantindo a transparência até a conclusão da análise.
Conflitos de interesse
Para garantir transparência e confiança, a BJR exige que todos os envolvidos no processo editorial (autores, editores, avaliadores), declarem quaisquer relações e atividades que possam influenciar ou parecer influenciar suas ações relacionadas às pesquisas e publicações às quais estão envolvidos.
Algumas situações que podem ser consideradas conflitos de interesses incluem, mas não se limitam a:
- Relações financeiras com empresas ou organizações que possam se beneficiar dos resultados da pesquisa;
- Participação em consultorias, conselhos ou cargos remunerados em instituições relacionadas ao tema do manuscrito;
- Recebimento de bolsas, financiamentos ou outros recursos que possam influenciar a interpretação dos resultados;
- Relações familiares ou pessoais com outros autores, avaliadores e editores que possam afetar a imparcialidade;
- Colaborações anteriores ou atuais com autores ou avaliadores que possam influenciar a avaliação do trabalho;
- Vínculos institucionais que possam gerar favorecimento em relação a manuscritos;
- Envolvimento em patentes ou propriedade intelectual relacionada ao tema do manuscrito.
RESPONSABILIDADE DOS AUTORES
É responsabilidade dos autores identificar e declarar os potenciais conflitos de interesse relacionados à sua pesquisa e publicação de seu manuscrito. Para auxiliar na identificação, a BJR exige que todos os autores preencham e enviem, no momento da submissão, o ICMJE Form for Disclosure of Potential Conflicts of Interest.
A declaração de conflitos de interesses será publicada em seção específica no artigo aprovado, garantindo a transparência esperada no processo.
RESPONSABILIDADE DOS AVALIADORES, EDITORES E EQUIPE EDITORIAL
Avaliadores e editores devem se abster de participar da avaliação ou decisão sobre manuscritos quando houver qualquer tipo de vínculo com os autores ou instituições envolvidas. Nos casos em que editores estejam na posição de autores, estes devem também declarar essa posição. Cabe à equipe editorial garantir que todos os possíveis conflitos de interesse sejam devidamente identificados no artigo.
Plágio e publicação duplicada
A BJR preza pela originalidade e integridade dos trabalhos que publica e espera que os autores sigam as melhores práticas, conforme descrito em nossa seção Ética na Pesquisa e na Publicação.
Considerando graves as práticas de plágio e de publicação duplicada, os editores e avaliadores são recomendados a utilizar softwares de detecção de similaridade como Similarity Check, CopySpider e outros.
A investigação de casos de plágio e publicação duplicada seguem os procedimentos mencionados em Correções e retratações.
PLÁGIO
Plágio é o uso de frases, imagens, ideias de terceiros (ou de conteúdo próprio previamente publicado, caracterizando autoplágio), sem a devida atribuição de crédito à fonte original.
PUBLICAÇÃO DUPLICADA
Publicação duplicada é a submissão ou publicação de um mesmo manuscrito em mais de um periódico, prática que contraria as políticas editoriais, resultando em desperdício de tempo e recursos.
Pesquisa envolvendo humanos e animais
A BJR, em alinhamento com as melhores práticas de pesquisa, exige que os autores de estudos envolvendo seres humanos sigam as recomendações do ICMJE sobre proteção de participantes de pesquisas, e que cumpram os princípios éticos estabelecidos na Declaração de Helsinki, revisão de 2024.
COMITÊ DE ÉTICA
Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O certificado de aprovação deve ser anexado como documento complementar na plataforma de submissão e o número do parecer de aprovação deve ser claramente identificado na seção “Métodos” do artigo.
ENSAIOS CLÍNICOS
Ensaios clínicos devem ser registrados em um registro público de ensaios clínicos no momento da inclusão do primeiro participante ou antes, conforme diretrizes do ICMJE. O nome do órgão e número do registro devem ser informados na seção “Métodos”.
PESQUISA COM ANIMAIS
Pesquisas que envolvem animais devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEUA). O certificado de aprovação deve ser anexado como documento complementar na plataforma de submissão, e o número do parecer de aprovação deve ser claramente informado na seção “Métodos” do artigo.
Política de disponibilidade de dados
A BJR, em consonância com as recomendações do ICMJE, encoraja os autores a disponibilizarem os dados brutos de suas pesquisas em repositórios confiáveis, como forma de promover a transparência, a reprodutibilidade e o avanço da ciência.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS
A BJR recomenda o depósito de dados brutos e derivados que deem suporte aos resultados da pesquisa e que não desrespeite a privacidade e/ou confidencialidade de nenhum envolvido em repositórios confiáveis, que atribuam aos documentos depositados, identificadores persistentes, como o DOI, e sigam os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable, no português, Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis, Reutilizáveis).
DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS
A declaração de disponibilidade de dados deve indicar se os dados estão disponíveis ou não, e em caso negativo, acompanhar uma justificativa, se são acessíveis de forma aberta ou sob solicitação, qual o tipo/conjunto de dados de dados e qualquer outra informação que o autor julgue necessária para facilitar a recuperação dos dados.
A declaração deve ser feita em campo dedicado, dentro da página de título, no momento da submissão do manuscrito e será publicada em seção dentro do artigo.
REPOSITÓRIOS
A BJR indica abaixo alguns repositórios:
- SciELO Data: Repositório de dados do SciELO.
- Zenodo: Aceita dados de pesquisa de todas as disciplinas.
- Figshare: Permite armazenar e compartilhar dados de pesquisa em acesso aberto.
- Dryad: Repositório de dados de várias áreas científicas, especialmente biologia.
- Open Science Framework (OSF): Facilita o compartilhamento e a colaboração em dados de pesquisa.
CITAÇÃO DE DADOS
Para citar os dados depositados em um repositório, inclua informações sobre o criador do conjunto de dados, título do conjunto de dados, nome do repositório, ano de publicação e DOI.
Uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA)
A BJR, considerando os diferentes e crescentes usos de ferramentas de Inteligência Artificial e seguindo as recomendações de importantes órgãos, como COPE e ICMJE, elaborou esta seção com o intuito de orientar os autores sobre como manter a transparência e integridade em seus trabalhos ao utilizarem essas ferramentas.
TRANSPARÊNCIA E DECLARAÇÃO
- Para autores: É fundamental que o uso de qualquer tipo de ferramenta de Inteligência Artificial no processo de escrita, análise, interpretação, revisão, tradução, etc., seja declarado na página de título e descrito na metodologia do trabalho, garantindo assim a transparência do processo.
- Para avaliadores e editores: O uso de chatbots e outras ferramentas de IA para auxiliar na elaboração de avaliações e comunicação deve ser declarado sempre que utilizado, garantindo a transparência entre os envolvidos.
AUTORIA E RESPONSABILIDADE
- Para autores: Os autores são responsáveis pelos seus manuscritos, assim como pelos resultados gerados pelas ferramentas de inteligência artificial utilizadas. Não é permitida a inclusão de qualquer ferramenta de IA como autora.
- Para avaliadores e editores: O uso de ferramentas de inteligência artificial como auxílio na elaboração de avaliações ou comunicações não exime avaliadores e editores de suas responsabilidades, sendo eles considerados os autores desses conteúdos e devendo responder por quaisquer consequências decorrentes de seu uso. É também responsabilidade de editores e avaliadores preservar a confidencialidade dos manuscritos, sendo proíbido carregá-los em ferramentas de inteligência artificial que utilizam os conteúdos para treinamento.
DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO DE POLÍTICAS
A BJR reconhece que, com o rápido avanço das ferramentas de Inteligência Artificial, esta política será continuamente atualizada. Novos tópicos poderão ser adicionados à medida que novas diretrizes surgirem e o debate científico e ético na área evoluir.
Reporting Guidelines
A BJR exige que todos os manuscritos submetidos reportem a pesquisa utilizando um guia de relato científico, conforme preconiza o ICMJE.
Os autores devem consultar o website da EQUATOR Network para garantir que estão utilizando o guia mais adequado para seu tipo de pesquisa e a versão mais atualizada. Abaixo, listamos alguns dos roteiros mais comuns:
- ARRIVE: Pesquisas com animais. Ciências biológicas e biomédicas.
- CONSORT: Estudos quantitativos experimentais randomizados (ensaios clínicos). Ciências da Saúde.
- PRISMA: Revisões sistemáticas e metanálises. Multidisciplinar.
- COREQ: Pesquisas qualitativas. Ciências sociais, saúde, educação,humanidades.
- PROSPERO: Revisões sistemáticas. Ciências da Saúde e áreas afins.
- SRQR: Pesquisas qualitativas. Ciências sociais, educação, psicologia, humanidades.
- SAGER: Pesquisas que reportem sexo e gênero. Todas as áreas.
