Sobre a Revista
A Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular and Critical Care Physiotherapy (BJR), Online ISSN: 2966-4837, é uma publicação científica de Acesso Aberto, online, editada pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). São aceitas contribuições em português e inglês que passam por um rigoroso processo de avaliação por pares e, após aceitas, publicadas em português e inglês. A revista publica uma edição anual em fluxo contínuo, com os trabalhos disponibilizados sob licença Creative Commons (CC-BY) e organizados em edições anuais. A revista não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação.
Missão e Escopo
A Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular and Critical Care Physiotherapy (BJR) tem como missão difundir o conhecimento científico em suas áreas de atuação, e publica artigos originais e de revisão com o intuito de contribuir com o conhecimento e qualificação de profissionais e pesquisadores da área. As áreas são:
-
Fisioterapia respiratória e cardiovascular ambulatorial e hospitalar.
-
Fisioterapia em terapia intensiva.
-
Pesquisa experimental em cardiorrespiratória.
-
Desenvolvimento metodológico e tecnológico em cardiorrespiratória.
-
Aspectos cardiorrespiratórios em saúde coletiva e epidemiologia.
Métricas e indicadores
- Índice h (Google Scholar): 14
Fontes de indexação
Conquistas e Histórico
2026
- Revisão completa das políticas editoriais, visando ampliar e sistematizar a adoção de melhores práticas recomendadas.
- Criada política sobre Ciência Aberta.
- Criada política sobre utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
2025
- A partir de outubro de 2025 (v. 16), a revista passou a adotar a licença CC-BY. A licença anterior era CC-BY-NC.
2024
- Mudou o título para Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular, and Critical Care Physiotherapy/Jornal Brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva, sob o e-ISSN 2966-4837.
2020
- A partir do v. 11 (2020), a revista passa a adotar o modelo de publicação contínua, publicando um único volume anual.
2012
- A partir do v. 2, n. 1 (2012), a revista passa a adotar a frequência quadrimestral.
2009
- Lançamento da Revista ASSOBRAFIR Ciência, ISSN 2177-9333.
Fontes de financiamento
Para total transparência, a BJR descreve a seguir, os tipos de apoio financeiro e institucional que recebe e aceita receber para o desenvolvimento de suas atividades.
Apoio do publisher
A Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), oferece apoio financeiro à BJR, contribuindo com pagamento da equipe administrativa da revista, custos com o fluxo editorial, produção e apoio na divulgação da revista em suas redes sociais.
Financiamento público
Atualmente, a revista não recebe financiamento público. No entanto, considera participar de editais de fomento quando oportuno.
Patrocinadores
A BJR aceita patrocínios, conforme descrito em sua Política sobre patrocínios, anúncios e publicidade.
Anúncios
A BJR veicula anúncios, desde que em conformidade com a sua Política sobre patrocínios, anúncios e publicidade.
Taxas de processamento
A revista não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação, conforme descrito em sua Política de taxas de processamento e publicação.
Copyright (direitos autorais)
Os autores dos artigos publicados na BJR mantêm integralmente os direitos sobre suas obras, concordando em disponibilizá-los sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY) e concedendo à revista o direito à primeira publicação.
Acesso aberto e licenciamento
Os trabalhos publicados pela BJR estão disponíveis em acesso aberto, sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0, que permite o uso, distribuição, adaptação, remixagem e criação de obras derivadas a partir dos artigos publicados, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito aos autores originais. Nenhuma permissão prévia do editor ou dos autores é necessária, desde que sejam respeitados os termos desta licença.
Autoarquivamento
A BJR permite o autoarquivamento da versão não revisada por pares em repositórios de preprints¹. Adicionalmente, os autores são encorajados a depositarem a versão publicada de seus manuscritos em repositórios institucionais, redes acadêmicas e blogs pessoais, desde que, após a publicação na revista e com a devida citação para a fonte original.
¹ O depósito durante o processo de avaliação pode ser feito para a versão do autor (versão inicial submetida) e para a versão aceita (versão após a avaliação por pares, mas antes da produção).
Ciência Aberta
A BJR, em conformidade com o movimento de ciência aberta, aceita artigos previamente depositados em repositórios de preprints, publica a declaração dos autores sobre a disponibilidade dos dados da pesquisa, exige e publica o ORCID dos autores e publica o nome das editoras responsáveis pela aprovação dos artigos.
Diversidade, Equidade, Inclusividade e Acessibilidade
A BJR afirma seu compromisso com os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e incentiva o uso de linguagem inclusiva nas comunicações veiculadas na revista. Adicionalmente, a BJR apoia e pretende promover a diversidade de seu corpo editorial, bem como revisar constantemente suas políticas de autoria e citação para incentivar a diversidade.
Política sobre patrocínios, anúncios e publicidade
A BJR aceita patrocínios, anúncios e publicidades, desde que estejam aderentes à política de ética da revista e não representem potenciais conflitos de interesse com os trabalhos, autores ou editores.
PATROCÍNIOS
A revista aceita patrocínio para edições temáticas ou especiais, sempre respeitando o processo de avaliação dos artigos.
ANÚNCIOS
A BJR veicula anúncios e banners institucionais e comerciais de universidades, centros de pesquisa, programas de pós-graduação, instituições de fomento à pesquisa, sociedades científicas e associações profissionais. Também são permitidos anúncios de softwares e equipamentos técnico-científicos, desde que possuam aprovação regulatória, sejam relevantes e estejam alinhados ao público e ao escopo da revista.
PROPOSTAS E AVALIAÇÃO
As propostas de patrocínios e anúncios devem ser encaminhadas por e-mail às Editoras-Chefe, que as avaliará em conjunto com o Conselho Editorial, garantindo que estejam em consonância com os valores e objetivos da BJR. Após aprovadas, as propostas são formalizadas por meio de contrato ou acordo, que estabeleça claramente os termos, garantindo a independência editorial e a aderência a todas as políticas de publicação da revista.
Em caso de anúncios e banners, os anunciantes são responsáveis por produzir o material e enviá-los para aprovação da BJR.
CONSIDERAÇÕES ÉTICAS
A BJR assegura que qualquer tipo de apoio financeiro não interfira, nem aparente interferir, nas decisões editoriais da revista, que são tomadas de acordo com as políticas editoriais estabelecidas, considerando a relevância, rigor metodológico e potencial impacto das pesquisas para a área.
Para assegurar a transparência, a revista se compromete a identificar claramente qualquer artigo publicado como parte de uma edição temática ou especial que tenha recebido apoio externo, informando a fonte desse financiamento.
Ficha bibliográfica
- Título da revista: Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular and Critical Care Physiotherapy
- Título abreviado: Braz. J. Respir. Cardiovasc. Crit. Care Physiother.
- Publicação de: Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva – ASSOBRAFIR
- Periodicidade: Anual
- Modalidade de publicação: Publicação contínua
- Ano de criação da revista: 2009
Websites e redes sociais
- Website oficial: https://bjr-assobrafir.org
Sobre o Publisher
Fundada em 2 de setembro de 1986, em Olinda (PE), com o nome de Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória (SOBRAFIR), a associação teve origem durante o 3º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória (SIFR), criado em 1983. Desde então, o SIFR consolidou-se como sua principal atividade científica e um espaço de referência para atualização e troca de conhecimento.
Em 1994, durante o 7º SIFR, realizado em Salvador (BA), foram concedidos os primeiros títulos de especialista em Fisioterapia Respiratória. A partir de 2012, esses exames passaram a ser chancelados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Além da Fisioterapia Respiratória, reconhecida em 1998, o COFFITO normatizou mais duas especialidades vinculadas à ASSOBRAFIR: Fisioterapia em Terapia Intensiva (2011) e Fisioterapia Cardiovascular (2015).
Em 2009, a ASSOBRAFIR lançou sua revista científica, ASSOBRAFIR Ciência, hoje Brazilian Journal of Respiratory, Cardiovascular, and Critical Care Physiotherapy (BJR), voltada à divulgação de pesquisas e à promoção do conhecimento técnico e científico nas áreas que representa.
Em 2022, a associação atualizou sua denominação para refletir plenamente as três especialidades que representa nacionalmente, adotando o nome atual: Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).
Com sede em São Paulo (SP), a ASSOBRAFIR conta com 20 Unidades Regionais — distribuídas por todos os estados e o Distrito Federal — e seis Núcleos de Representação, fortalecendo sua atuação em todo o território nacional.
Sua missão é representar a Fisioterapia Respiratória, a Fisioterapia Cardiovascular e a Fisioterapia em Terapia Intensiva, promovendo a excelência profissional e defendendo a qualidade da assistência à saúde em todos os níveis de atenção. Sua visão é ser a associação representativa dessas especialidades em todas as Unidades Federativas do Brasil, buscando excelência em suas ações. Seus valores são a tradição, a ética, a qualidade, a ciência e a responsabilidade.
Última atualização: 05 de fevereiro de 2026.
